top of page

Notícias

Loucura Suburbana: Fissura no Real no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
2016

Foi inaugurada, dia 15 de janeiro, a exposição Loucura Suburbana: Fissura no Real, no Centro de Arte Hélio Oiticica. Uma roda de samba com a Turma do Loucura e a bateria A Insandecida fizeram o show de abertura do evento. 

A instalação contém fotos do Bloco Loucura Suburbana do carnaval de 2015, publicações da Encantarte Editora, vídeos e áudios.

A visitação pode ser feita até o dia 27 de março na Rua Luis de Camões, 68 – Centro – próximo à Praça Tiradentes.

LOUCURA NA PRAÇA
2015

Dia 19 de novembro, teve  Loucura  na Praça. Nessa edição contamos com a parceria do Coletivo Norte Comum trazendo Luiz Antônio Simas com o projeto Ágoras Cariocas  e o Reggae na Kombi, na Praça Rio Grande do Norte - Engenho de Dentro comemorando o Dia da Consciência Negra.

NISE – CORAÇÃO DA LOUCURA
2015

O filme Nise – Coração da Loucura, de Roberto Berliner, esteve concorrendo a melhor longa metragem de ficção do Festival do Rio 2015. No dia 07 de outubro, usuários e funcionários do Instituto Municipal Nise da Silveira foram ao cinema Odeon, na Cinelândia, ver na telona a história da mulher que revolucionou a psiquiatria brasileira.

 

Berliner concentrou sua obra no período em que a dra. Nise da Silveira volta ao serviço público - depois de passar alguns anos presa pela política fascista de Getúlio Vargas – e começa a desenvolver um trabalho que culminou com a criação do Museu de Imagens do Inconsciente.

Após a sessão, houve debate com a participação do cineasta, da equipe técnica, do elenco e da coordenadora do Museu de Imagens do Inconsciente, Gladys Schincariol.

Loucura em Niterói
2015

Os integrantes do Bloco Loucura Suburbana fizeram uma apresentação, no dia 01 de outubro, na Faculdades Integradas Maria Thereza, em Niterói. Alunos, professores e funcionários da instituição caíram no samba no show de encerramento da Semana de Psicologia.

Novos Visitantes
2015

O subsecretário de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, Carlos Antônio da Silva, e a assistente de projetos, Lídia Almeida, visitaram a exposição Fissura no Real: é Carnaval.

Eles aproveitaram para conhecer todos os espaços do Ponto de Cultura Loucura Suburbana, principalmente a sala da Escola de Informática, o Cyber Café e o Ateliê de Fantasias e Adereços.

Ocupa Nise 2015
2015

O V Congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência, 41º Escambo Livre de Rua, foi de 07 a 13 de setembro no Instituto Municipal Nise da Silveira no Hotel e SPA da Loucura. A abertura, ocorreu dia 07, as 19 horas e nos demais dias as atividades tiveram inicio as 10 horas. As inscriões puderam ser efeituadas pelo email: ocupanise2015@gmail.com 

O Bloco Loucura Suburbana fez uma apresentação, no dia 10 de setembro, para os participantes do V Congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência – Ocupa Nise – promovido pelo Hotel e Spa da Loucura, coordenado pelo médico  Vitor Pordeus.

O coordenador musical do Bloco, Abel Luiz, e o mestre de bateria, Fernando Mesquyta, também realizaram uma oficina de percussão para o público.

Seminário Cultura e Direitos Humanos
2015

O IFRJ promoveu o Seminário Cultura e Direitos Humanos, de  08 a 10 de outubro no Campus Maracanã do IFRJ. O Loucura Suburbana esteve integrando uma mesa do evento no dia 09 de outubro. 

5
bottom of page