top of page
Desfile 2023 - fotos de PH Noronha (16.02 (89).jpg
FOTOS MARCELO VALLE  ESCOLHA DO SAMBA 02.02 (84).jpg
Desfile 2023 - fotos de PH Noronha (16.02 (57).jpg

O Ponto de Cultura

Loucura Suburbana

Criado em 2001, como parte do processo de desconstrução do modelo asilar do Instituto Municipal Nise da Silveira, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana rompe os muros do hospício e resgata o carnaval de rua do Engenho de Dentro, reunindo usuários, familiares e funcionários da rede de saúde mental, além de moradores do bairro e adjacências, criando um movimento de integração com a comunidade, tendo como motivação a maior festa popular brasileira. Desde então, abre o carnaval do bairro, arrastando foliões contribuindo para transformar o preconceito contra a loucura em admiração, respeito e desejo de integrar-se. 

Em 2010 constituiu-se no primeiro Ponto de Cultura em saúde mental da cidade do Rio de Janeiro, com apoio da SEC/RJ: ‘Ponto de Cultura Loucura Suburbana: Engenho, Arte e Folia’,  passando a oferecer atividades permanentes abertas à população, gratuitas, que resgatam a memória do samba e do carnaval, a cidadania, incorporando a cultura aos dispositivos de saúde mental e a população ao criativo e inovador mundo da loucura. Funcionando em instalações do Instituto Municipal Nise da Silveira, dispõe ainda da Sala D. Ivone Lara, para espetáculos, Sala de Dança, Barracão de Fantasias, que recebe doações de fantasias desde a fundação do Bloco e que, durante o desfile, são emprestadas para os foliões, além de oficinas musicais, ateliê de fantasias e a Encantarte Editora.   

Recebeu algumas premiações durante sua trajetória: duas vezes o Prêmio Cultura e Saúde, concedidos pelos Ministérios da Cultura e da Saúde (edições 2008 e 2010); duas vezes o Prêmio Serpentina de Ouro, concedido pelo jornal O Globo - na categoria Destaque, em 2013, e Organização, em 2016,  o Prêmio Ações Locais, conferido pela Secretaria Municipal de Cultura, em 2015, e, no mesmo ano,  o Prêmio Cultura de Redes, concedido pelo MINC, reconhecendo nossa forma de atuação através de parcerias e redes com dispositivos de arte, cultura e de saúde mental. Em 2017, foi concedida pela ALERJ, a Moção de Congratulações e Reconhecimento, através do mandato coletivo do Deputado Flavio Serafini (PSOL), pelos relevantes serviços prestados na propagação da cultura antimanicomial. Em 2018 recebeu o Prêmio Culturas Populares Edição Selma do Coco, pelo MINC,  recebeu o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Povo Carioca pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 2021. No dia 26 de fevereiro 2022, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana recebeu a honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através do vereador Reimont, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, no dia 5 de novembro, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural Carioca pela Prefeitura do Rio de Janeiro e, mais recentemente, recebeu a Medalha Tiradentes, sendo a mais alta condecoração concedida pela ALERJ, no dia 12 de dezembro de 2022.

A sustentabilidade das atividades do Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana e do Ponto de Cultura Loucura Suburbana se dá através da aprovação em editais públicos de cultura, majoritariamente, como também, em menor escala, através de doações e campanhas junto à iniciativa privada.

Tradicionalmente o desfile anual do Bloco Loucura Suburbana pelas ruas do Engenho de Dentro acontece toda 5ª feira antes do carnaval, acompanhado da bateria A Insandecida, formada por alunos da Oficina de Percussão e amigos. Diversos desfiles e apresentações tem sido realizados pela cidade, a partir de convites, nesses 21 anos de existência. Durante a pandemia foram realizadas lives e oficinas virtuais que podem ser acessadas através das nossas redes sociais.
 

53857905_2158519894396683_13259090648692
bottom of page