top of page

Notícias

Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana recebe Moção Honrosa
2017

Quinta: 30/03/2017
Horário: 11h


Local: Barracão do Bloco carnavalesco Loucura Suburbana (próximo à entrada principal do Instituto Municipal Nise da Silveira - Rua Ramiro Magalhães, 521 / Engenho de Dentro)

"Na próxima quinta feira (30), o Mandato Coletivo Flavio Serafini entregará uma moção de congratulações e reconhecimento ao Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana pelos relevantes serviços prestados à comunidade de usuários, familiares e trabalhadores da rede de saúde mental, através da propagação da cultura antimanicomial.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro não poderia deixar de homenagear o Loucura Suburbana, criado em 2001 como parte do processo de desconstrução do modelo asilar do Instituto Municipal Nise da Silveira. O Bloco rompe os muros do hospício e resgata o carnaval de rua do Engenho de Dentro, reunindo usuários, familiares e funcionários da rede de saúde mental, além de moradores do bairro e adjacências, criando um movimento de integração com a comunidade tendo como motivação a maior festa popular brasileira.

Esses encontros entre a loucura e a cidade acontecem com efeitos tanto para vidas individuais como para a própria cidade, pela construção de novas redes afetivas e simbólicas. Além disso, o acesso gratuito à cultura e ao lazer responde à necessidade da população de uma região da cidade com poucos equipamentos culturais. 
Saúde não se vende e loucura não se prende! 
Viva o Loucura Suburbana e a luta antimanicomial"

https://www.facebook.com/events

1ª Reunião do Carnaval 2017
2016

E foi dada a largada para o Carnaval 2017. Hoje integrantes do Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana, da bateria "A Insandecida", dos Caps Raul Seixas, Clarice Lispector e Carlos Magal (ainda em processo de inauguração), se reuniram para propor temas a serem abordados em nosso carnaval, dentre eles foram citados : Saúde mental e sua conquista; Direitos e visibilidade das mulheres; Cultura como direito; Espaço físico do Instituto Municipal Nise da Silveira sendo ocupado por ações culturais/artísiticas, ex-moradores do Nise vindo participar das atividades culturais; O Bloco esta na rua e a rua está aqui dentro; 

A arte como forma de cura\libertação de medicamentos; Um carnaval para todos; Somos imagem ou sentimento? Usar a mascara não só no carnaval mas também no dia a dia para sair do isolamento. Muitas ideias e pensamentos surgiram e temos muito trabalho pela frente. Propostas de Oficinas Itinerantes já estão sendo pensadas além de confecção de estandartes

Travessia e Memória - Experiências em Arte, Cultura, Trabalho e Saúde Mental
2016

Evento realizado pelo Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde dia 27 de outubro de 2016

Orquestra Ricciotti Ensemble Abraça o Engenho de Dentro
2016

Apresentações no Engenho de Dentro em parceria com o Ponto de Cultura Loucura Suburbana. A Ricciotti Ensemble, com sede em Amsterdã, é uma "orquestra sinfônica de rua" cuja missão é fazer música em todos os lugares e para todos. Com apresentações em espaços públicos e instituições (lares de idosos, hospitais, centros de detenção etc), seu objetivo é interagir e se comunicar com o público. A orquestra estudou as tradições musicais do Brasil para os concertos que fará, além do RJ, em São Paulo e Belo Horizonte. 

XXII Semana Científica da Faculdade Arthur Sá Earp Neto - Petrópolis
2016
Casa Brasil - Boulevard Olímpico
2016
Mais um Encontro de Oficinas - Filmes e sarau poético-musical
2016
bottom of page